Um evento do Instituto Negócios Públicos
41 3778-1717
41 98877-0234
falecom@institutonp.com.br
PREENCHA o FOrmULÁRIO
É GRATUITO
Conheça os principais erros e veja ainda um modelo de Plano de Execução BIM
INTRODUÇÃO À METODOLOGIA BIM COM FOCO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
AUTORA LUCIMARA FERREIRA DE LIMA
Arquiteta, Engenheira Civil e Advogada
PREENCHA O FORMULÁRIO E RECEBA O MATERIAl DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL.
Resumo do material
Nesta entrevista exclusiva, Lucimara Ferreira de Lima, arquiteta, engenheira civil, advogada e palestrante do Seminário Nacional de BIM para Administração Pública, ensina os primeiros passos para aplicação do BIM, alerta sobre os principais erros cometidos e ainda apresenta um exemplo resumido do Plano de Execução BIM (PEB) e sua exigência.
Esse conteúdo levará você ao melhor e maior Seminário Nacional de BIM para a Administração Pública
“Primeiramente, é fundamental compreender como a metodologia BIM poderá ser útil e de que forma trará ganhos para a instituição para, assim, definir com clareza os objetivos a serem alcançados. A partir dos objetivos deve-se elaborar um Planejamento para a implementação do BIM com a previsão de um conjunto de ações e de metas para um horizonte de curto, médio e longo prazos” - Lucimara Ferreira de Lima.
Receba esse conteúdo exclusivo diretamente no seu e-mail.
Não perca tempo! Inscreva-se já!
Participe! Na modalidade Online 100% AO VIVO.
PREPARE-SE PARA O MAIOR EVENTO DE BIMPARA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Com a publicação da Lei nº 14.133/2021, o conhecimento sobre o Building Information Modeling – BIM, que já vinha ganhando importância muito grande no cenário das contratações de obras e serviços de engenharia da Administração Pública, passou a ser fundamental. O §3º do art. 19 da referida Lei estabelece que “Nas licitações de obras e serviços de engenharia e arquitetura, sempre que adequada ao objeto da licitação, será preferencialmente adotada a Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modelling - BIM) ou tecnologias e processos integrados similares ou mais avançados que venham a substituí-la”.
A partir do dever de dar preferência à utilização do BIM nas obras e serviços de engenharia públicos nasce a necessidade urgente de capacitação daqueles (as) servidores(as) e empregados(as) públicos(as) que atuam em qualquer das fases de um empreendimento que envolve esses objetos Sob o aspecto técnico é fundamental conhecer como implantar r adotar o BIM na Administração Pública, compreender os conceitos que envolvem essa metodologia inovadora, suas normativas e mandates, cases de sucesso inspiradores e algumas tecnologias compatíveis com o BIM.A partir desse conhecimento, faz-se necessário compreender os aspectos administrativos e jurídicos do BIM, tais quais como deve se dar a implantação do BIM na Administração Pública, o significado do BIM na Lei nº 14.133/2021. Com relação às licitações e contratações de projetos e obras em BIM, o conteúdo de um edital e do termo de referência para a contratação com esta metodologia, qualificação técnica, parcelamento do objeto, possibilidade de consórcio, a relação entre os regimes de empreitada e o BIM, o seu uso para fiscalização de obras públicas, entre outros aspectos.
Para complementar esse conhecimento, nada melhor do que apresentar cases de sucesso na Administração Pública brasileira, a exemplo do trabalho que vem sendo realizado pelo Exército brasileiro e pelo Estado do Paraná.
Para esse evento a NEGÓCIOS PÚBLICOS Treinamentos convidou três experientes professores que têm se dedicado em aprender, ensinar e aplicar os conhecimentos em BIM no dia-a-dia: Professor Hamilton Bonatto, Procurador do Estado do Paraná, Engenheiro Civil, Matemático. Especialista e Construções de Obras Públicas e mestre em Planejamento e Governança, Procurador-Chefe do Consultivo da Procuradoria Geral do Estado do Paraná; e a Professora Lucimara Lima, Arquiteta, Especialista e Construções de Obras Públicas, mestre em Engenharia Civil, Coordenadora do Laboratório BIM do Paraná da SEIL e Coordenadora do Grupo Técnico BIM (GTEC-BIM) no âmbito da Estratégia BIM PR: “Paraná Rumo a Inovação Digital nas Obras Públicas e, a Arquiteta e Urbanista, especialista em gerenciamento de obras, mestre em Gestão da Construção Fernanda Louize M. Brocardo Fernandes, que atua como arquiteta e urbanista na Comissão Regional de Obras 5 do Exército Brasileiro, como membro do Comitê de Disseminação do BIM no Sistema de Obras Militares
24Horas de capacitação Inédita